17 abril 2017

Textual description of firstImageUrl

13 Reasons Why - Crítica

|

Oi, gente! Aqui é a Ana do blog 3 2 1 Ação! e depois de um tempinho sem vir aqui no blog da Lú, resolvi voltar para falar um pouco sobre a série original da Netflix que lançou no mês de março: 13 Reasons Why, adaptação do livro Os 13 Porquês.

13 Reasons Why conta a história Hannah Baker, mais especificamente os porquês de ela ter decidido se suicidar. Para fazer isso, ela decide gravar e narrar os 13 motivos para ela aos poucos ir perdendo a vontade de viver. Cada episódio da série é um motivo e quem os escuta é Clay Jensen, um amigo de Hannah e companheiro no trabalho. Hannah monta um esquema para que todos os que fizeram mal a ela fiquem cientes do que fizeram, então a regra é para que um escute e passe as fitas adiante, até o 13º 'motivo'.
Leia também a crítica da Lú do live action do A Bela e a Fera!


A medida que os episódios vão passando, a trama vai ficando cada vez mais tensa e é cada vez mais nítido a mudança dos personagens devido as consequências que estão sofrendo com as fitas. Alguns sentem culpa pelo que fizeram, outros só querem manter a imagem e tem medo das fitas virem à público. Os assuntos abordados na série são pesados, porém extremamente importantes. A série não retrata somente o bullying, mas também retrata a objetificação da mulher, depressão e outros assuntos que não vou comentar para não soltar spoiler, rsrs.


Achei muito bom a forma como é mostrado o ponto de vista da Hannah. Tem certas partes que, para mim, não seriam motivos para me sentir mal, porém, do jeito que Hannah vai ficando fragilizada e cedendo para depressão, é compreensível que ela se sinta triste com coisas que, pra mim, não foram nada "demais". Porém, vale ressaltar que não gostei de demorarem tanto para o Clay escutar as fitas. É claro que Clay sente-se triste ao escutá-las e é difícil, porém achei exagerado a demora dele e todo o mistério envolta das últimas fitas. Os episódios enrolam demais para mostrar o que aconteceu e colocaram muito mistério, provavelmente fizeram isso para fazer o telespectador se envolver mais com a história, porém me irritei muito isso, pois achei desnecessário o exagero. Cada episódio tem quase 1 hora de duração e a série inteira se passa em uma semana e meia. Em contrapartida, no livro, o Clay demora uma noite somente. Eu não li o livro, mas achei que a Netflix poderia ter feito um filme sobre a história.


Em resumo, eu achei a série muito boa, mas acho exagerado dizerem que é a melhor série da Netflix. A Netflix faz várias séries de vários assuntos e públicos alvos diferentes, não tem como "medir" qual série é melhor. 13 Reasons Why, ou Os 13 Porquês, retrata como certas coisas, algumas pequenas e outras gravíssimas, podem se acumular a ponto de destruir a vida de uma pessoa como aconteceu com Hannah. Recomendo muito a série.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

8 comentários:

  1. Oi, oi! Tudo bem? Temos visto muitas opiniões diferentes sobre a série. Eu já terminei de assisti-la, porém, ainda estou pensando a respeito. Acho que a série foi interessante para que suicídio começasse a ser discutido outra vez. Mas, ainda não sei se é saudável para pessoas que sofrem ou já sofreram algum transtorno psicológico. No mais, ótima discussão! Beijinhos. <3

    www.umtracoqualquer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É verdade, eu li que a cena do último episódio (a que ela se mata) foi errado ter mostrado daquela forma. Por um lado, mostra algo bem realista, mas por outro pode influenciar alguém que já tem pré-disposição a cometer suicídio e/ou estão fragilizadas, como você falou. Muito bom você ter comentado isso ^^

      Excluir
  2. Oi, compartilho da sua opinião sobre exagero de ' melhor série' , é de fato uma série muito polêmica com um assunto muito sério... É uma boa série e com boa intenção, entretaaaaaanto, falhou em alguns aspectos que pode trazer prejuizos para quem assiste (se esse alguém já estiver passando por algo semelhante da série.) Lá no Blog tem um post do assunto também, mas falando sobre o livro com o mesmo nome que a série foi baseada. passa lá!Adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Concordo, principalmente com a cena que ela se mata. E sobre o exagero, é até irritante, rsrs. Tem muitas séries boas na Netflix, cada uma com seu foco e assunto. Que legal, gostaria de passar lá, pode me passar o link? Gostaria de ler o livro ^^

      Excluir
  3. Oiie!

    Também achei desnecessário essa demora. Criava uma tensão em mim terrível! Eu queria saber e demorava, o que ia me deixando angustiada. Achei que deveriam ter posto avisos melhores, mais explicitos. Alguém em depressão não deveria assistir à série e eu acho que deveria ter sido colocado um aviso. Para tentar garantir mais uma chance da pessoa desistir, porque como disse, eu fiquei bem tensa com a série. Mal conseguia dormir!

    Beijos!
    http://leelerblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É verdade, concordo com você ^^ e a demora foi me deixando irritada rsrs. Bjss

      Excluir
  4. Olha eu assisti a temporada inteira e na minha opinião foi uma as melhores séries justamente por não ser uma história fictícia, colocar algo que realmente acontece dessa maneira.
    Eu curto mistério, pois se acaba para mim não tem graça, porém confesso que não via a hora de chegar na vez do Clay para ver o que ela tinha para falar.
    Eu iria achar pouco se fosse menos que isso (tempo de duração), pois são apenas 13 episódios, vejo série que tem 22 capítulos, então eu gostei.

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sá! Tb achei que a série foi ótima para abrir nossos olhos para o que acontece na nossa realidade.
      Eu também não aguentava mais espera a fita do Clay! haha
      Obg por comentar, beijos!

      Excluir